Milhares de marcas usam o Instagram como uma maneira de se conectar com os clientes.
802 visitantes online
Saiba como trazer um toque antigo ao seu lar e harmonizá-lo com o restante da decoração. Resgatar elementos do passado faz parte da nossa vida, seja para acessar memórias afetivas, seja para tornar um ambiente mais aconchegante dentro de casa.
Nesse sentido, objetos vintage e retrô fazem toda a diferença para dar outro astral ao seu cantinho. Uma penteadeira antiga pode ser o toque especial para quem deseja ter um quarto vintage, por exemplo, assim como acrescentar espelhos emoldurados às paredes.
Se você adora tendências românticas e delicadas, a mistura entre o vintage e o retrô é a melhor opção para decorar a sua casa. Confira os itens ideais para trazer esses elementos ao seu lar.
Diferenças entre retrô e vintage
Há quem acredite que retrô e vintage são a mesma coisa, mas não é verdade. Quando se fala em vintage, a ideia é a apropriação de elementos de outra época, ou seja, de móveis, eletrodomésticos, roupas e demais itens decorativos originais, de família ou adquiridos em lugares como antiquários e brechós.
Já o retrô é uma espécie de releitura do passado, isto é, são inspirados no design de objetos do passado. Só que ambos têm em comum a presença marcante do resgate do passado e por isso mesmo são muito utilizadas no vestuário, calçados, móveis e itens decorativos.
Para trazer esse resgate ao passado, existem alguns itens que vão fazer toda a diferença na sua casa, como você vai ver a seguir.
Espelhos
Independentemente do estilo, os espelhos são itens importantes dentro de qualquer casa ou apartamento. Isso porque além da função estética de nos mostrar o nosso próprio reflexo, eles também ajudam a deixar o ambiente mais sofisticado e até mesmo mais amplo.
Existem modelos belíssimos que utilizam tendências vintage no formato de espelhos ou mesmo nas molduras destes. Você pode usá-los na sua penteadeira, no banheiro e em locais de maior circulação, como o hall de entrada.
Cômoda
A cômoda é um móvel bem presente no quarto, servindo como apoio ou até substituindo o guarda-roupa. Os modelos vintage ou retrô têm traços, cores e detalhes que remetem ao passado, assim como pés e puxadores bem específicos.
A madeira é onipresente nesses móveis e pode ser revitalizada com técnicas de pintura como a pátina, dando um acabamento old but gold à sua cômoda. O procedimento é ideal para equilibrar o visual antigo com elementos modernos.
Penteadeira
Assim como a cômoda, outro móvel simbólico dos apaixonados pelo resgate do passado é a penteadeira. Esse móvel ganhou ainda mais popularidade com as blogueiras de moda usando a peça como apoio para se maquiarem.
O espelho é uma das partes principais de qualquer penteadeira. Ele pode apresentar formas diferentes de iluminação, ter um acabamento vintage ou ainda ser emoldurado.
Quadros com molduras
Outro item de decoração que traz um upgrade para qualquer espaço é o quadro. E não precisa ser só um, mas vários. Assim como nos espelhos, nos quadros vale a pena investir em molduras com conceito vintage.
Fotografias de parentes também podem ser usadas em quadros com molduras, deixando visível para todos a importância da família até mesmo na decoração.
Rádio e vitrola
Para os amantes da boa música, um objeto que vem sendo resgatado é o rádio. Atualmente existem no mercado modelos que trazem toda a estética do século passado em aparelhos que funcionam como rádio, mas também têm entrada USB e compartilhamento via Bluetooth.
A vitrola também é outro aparelho de som que tem sido reincorporado no cotidiano de algumas pessoas. Os discos de vinil, que até pouco tempo atrás eram peças do passado, vêm sendo remasterizados, ganhando nova vida.
Há ainda vários objetos, como máquina de escrever, telefone, TV de tubo, máquina de costura, relógio e porcelanas, que podem dar esse ar de resgate ao passado para dentro da sua casa. Basta usar um pouco de criatividade com novos revestimentos, cores e acabamentos.