Google+

Tecnologia 'eco-sustentável'ZoopCreative

Agências de sites

 

Como uma grande folha que sai do chão, 'Lotus' dá vida a um intrigante  abrigo urbano, dotado...

540 visitantes online

Roupas com proteção UV: como funcionam e quais os benefícios

Peças alto nível de proteção com ótima relação custo-benefício. Conheça a tecnologia! As roupas com proteção contra os raios violetas foram feitos em 1996, na Austrália, com o objetivo de reduzir a alta incidência de melanoma - um tipo de câncer de pele - na população.

A maioria dos habitantes do país possui pele clara e, na época, já estavam sofrendo com os efeitos da radiação solar.

Atualmente, a tecnologia pode ser encontrada em roupas de praia e peças esportivas. Elas protegem a garantia de uma boa proteção durante viagens e atividades rotineiras de prática e eficiente.

No Nordeste, como roupas com proteção solar são comuns, uma vez que a população está exposta ao sol durante todo o ano. Entretanto, outras regiões do país ainda não têm o hábito de usar peças com essa tecnologia no dia a dia.

Como as roupas com proteção UV funcionam?

Todas as roupas fornecem fotoproteção mecânica, ou seja, criam uma barreira física capaz de proteger o corpo da radiação ultravioleta. Contudo, a proteção oferecida pelas peças tradicionais é limitada, enquanto as roupas com proteção UV apresentam um nível mais elevado.

Hoje, os efeitos dos raios solares são mais conhecidos pela comunidade científica. Não à toa, os médicos indicam a utilização de protetor solar diário, mesmo para quem não está sob exposição solar direta. Nesse cenário, as roupas com proteção UV aparecem como um reforço aos cuidados.

A tecnologia é capaz de bloquear raios UVA (responsáveis por deixar a pele avermelhada) e UVB (que provocam o envelhecimento e o desenvolvimento do câncer de pele). Desse modo, quando os raios incidem nas roupas, eles são refletidos e a pele não os absorve.

Existem dois processos que garantem os Fatores de Proteção Ultravioleta (FPU) nas roupas. As peças feitas com tecidos sintéticos, como poliéster e poliamida, são fabricadas com fios à base de dióxido de titânio. Já as peças feitas de algodão passam por um banho químico aquoso.

Roupas comuns podem apresentar um FPU de até 5. Por outro lado, peças que passaram pelos processos de beneficiamento podem chegar ao fator 50. A quantidade de FPU vai determinar o índice de filtragem da peça. Portanto, roupas com FPU de 40 a 50 apresentam mais de 97,5% de proteção contra os raios ultravioletas.

Quais os benefícios de usar roupas com proteção UV?

As roupas com proteção UV são grandes aliadas de quem quer reforçar a proteção contra os raios violetas. Afinal, a exposição excessiva pode ocasionar doenças sérias, além de queimaduras graves. A seguir, confira mais alguns benefícios de optar por essas peças.

Custo-benefício

Usar roupas com proteção UV é uma das maneiras mais econômicas e eficientes de garantir fotoproteção. O valor das peças não é alto e elas duram por muitos anos. Além disso, elas podem ser usadas por crianças e adultos, mantendo toda a família protegida.

Praticidade

O protetor solar precisa ser reaplicado diversas vezes ao longo dia, principalmente em momentos de alta exposição, como viagens à praia. Por isso, as roupas de proteção são mais práticas, já que não exigem muitos cuidados: basta usá-la para aproveitar os seus benefícios.

Essa característica é essencial para quem tem filhos pequenos e sabe a dificuldade de reaplicar o protetor com frequência. Com as roupas de proteção, eles podem se divertir durante diversas horas sem preocupações.

Retardamento do envelhecimento da pele

Com o passar dos anos, a pele apresenta sinais de envelhecimento. Um dos fatores que contribui para isso é a radiação solar, que provoca o fotoenvelhecimento. Graças a sua tecnologia de bloqueio, as roupas de proteção podem ajudar a retardar esse efeito, mantendo a pele firme e macia por mais tempo.

Protetor solar não deve ser dispensado

Como roupas com tecnologia UV, um excelente nível de proteção. Entretanto, elas não protegem outras partes do corpo que continua expostas, como o rosto ou as mãos. Por isso, é essencial utilizar o protetor solar nessas regiões.

Quem gosta de praticar esportes ao ar livre e utilizar uma camiseta de manga curta com proteção UV, também precisa passar o protetor solar nos braços, por exemplo. A atitude também deve ser adotada durante viagens e festas na piscina.

Para os pequenos, as peças com mangas compridas são mais adequadas e práticas, porque só será necessário aplicar o protetor no rosto e nas pernas. As crianças podem se divertir muito na praia usando as roupas com proteção UV e os pais ficam mais tranquilos durante a viagem.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X