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Como cuidar da sua moto para não ter problemas no futuro

O mais importante é a manutenção regular para maximizar a vida útil do veículo e minimizar a quantidade de problemas que ele causa. Embora nossas dicas úteis de cuidados o ajudem a manter sua moto saudável, lembre-se de que ela também precisa de check-ups regulares (ou seja, anuais) com um mecânico profissional. Agora, vamos às dicas de motos!

Quanto mais você souber sobre sua moto melhor você será capaz de entender possíveis problemas e diagnosticar problemas. Aproveite o tempo para ler o manual do proprietário da sua moto.


Os proprietários e entusiastas de motos podem se tornar um recurso útil para ajudá-lo a diagnosticar problemas. Um pouco de interação social também é um bônus. Conheça as ferramentas certas para usar através de um especialista em ferramentas.


Revisões regulares


Como acontece com qualquer veículo motorizado, uma motocicleta requer trocas de óleo regulares. Os requisitos de modelos específicos variam, mas como regra geral, você pode esperar uma troca de óleo a cada 7.000 km.
A visita a um mecânico geralmente inclui uma troca de óleo e, para muitos pilotos, isso cuidará de todas as suas necessidades. Verifique cuidadosamente o manual do proprietário, principalmente se você tiver uma moto nova. Esteja ciente de que, de um modo geral, sua moto consumirá óleo mais rapidamente durante o verão do que no inverno. Os filtros de óleo precisam ser trocados regularmente junto com o óleo.


Como regra geral, a frequência das trocas de óleo depende de dois fatores: a idade da sua moto e o tipo de óleo que você usa. Os motores mais novos funcionam com mais eficiência e, portanto, podem demorar mais entre as trocas de óleo. Da mesma forma, os óleos sintéticos mais recentes, embora sejam um pouco mais caros, também tendem a durar mais.


Alugar uma moto e não ter custo de manutenção


Será que é mais barato fazer a manutenção em casa ou é melhor levar à mecânica? Se você usa sua moto para trabalho ou transporte regular, talvez cogitar o aluguel de moto para trabalhar seja mais interessante que manter a sua própria moto para isso. Você não tem os custos de seguro, IPVA, a manutenção é por conta da empresa, no sinistro você aciona a locadora e eles cuidam da moto e de você.


Pastilhas de freio


Mecânicos experientes estimam que você deve verificar suas pastilhas a cada 10.000 a 15.000 km. O desgaste dos travões dependerá dos seus hábitos de condução e do seu ambiente. Em áreas que o confrontam com muitas inclinações e partidas e paradas frequentes (por exemplo, cidades montanhosas), suas pastilhas de freio se desgastam mais rapidamente.


Todas as informações de manutenção oferecidas aqui são importantes, mas é impossível exagerar o quão vital é manter suas pastilhas de freio grossas e eficazes. Pastilhas de freio gastas podem levar a um acidente fatal. Sempre que suas pastilhas de freio se desgastarem até 2 milímetros ou menos, elas precisam ser substituídas.
Superfícies inclinadas não são suas amigas se você negligenciar suas pastilhas de freio. Você pode estar colocando sua moto – para não mencionar sua vida e a vida de outras pessoas – em risco.


Pneus


É bom dar uma olhada rápida nos pneus antes de qualquer viagem importante. Procure por sinais de danos, como rasgos, buracos e rachaduras, e certifique-se de que a pressão e a profundidade do piso estejam dentro dos níveis recomendados.


Assim como no ponto anterior sobre pastilhas de freio, você precisa estar ciente de que as condições ambientais afetam a vida útil de seus pneus. Nas condições climáticas certas, os pneus podem até apodrecer! Não deixe que os pneus gastos permaneçam em sua moto por mais tempo do que o necessário; troque-os o mais rápido possível.
Pneus com pressão excessiva reduzem a quantidade de contato entre sua moto e a estrada e roubam a aderência potencialmente vital. Pneus com pressão insuficiente reduzem a estabilidade da sua moto e tornam o manuseio e a frenagem mais difíceis do que deveriam. Use um manômetro comum para verificar a pressão dos pneus, mas lembre-se de fazer isso apenas com os pneus frios. Pneus quentes recém-saídos da estrada terão uma leitura imprecisa.


Filtro de ar


O filtro de ar faz um trabalho importante, protegendo as partes internas mais delicadas do seu motor da poeira transportada pelo ar e outras partículas que podem danificá-lo. Aqui também os fatores ambientais fazem a diferença.


Para manter sua moto em perfeitas condições, você precisa limpar o filtro de ar a cada 10.000 km.
Se você estiver pilotando em um ambiente extremamente empoeirado, pode ser necessário limpar o filtro de ar semanalmente. Por outro lado, uma área rural sem muita poluição pode permitir que você espalhe significativamente a limpeza do filtro. Independentemente do ambiente ao seu redor, não se esqueça de cuidar do seu filtro de ar regularmente.


Fluido de arrefecimento


O motor da sua motocicleta depende do líquido de arrefecimento para gerenciar as mudanças de temperatura suavemente e evitar danos. O líquido de arrefecimento precisa ser substituído a cada dois anos. Tal como acontece com muitos fluidos de veículos, o líquido de arrefecimento do motor pode ser usado em um ritmo acelerado se você sujeitar sua moto a quilometragem frequente e prolongada.


As motocicletas usam uma mistura igual de anticongelante e água deionizada como líquido de arrefecimento do motor. Lembre-se de usar as mangueiras do radiador para expelir o ar indesejado após substituir ou completar o fluido. Use o fluido recomendado no manual do proprietário.


Óleo de suspensão


O óleo de suspensão suaviza os solavancos e asperezas da estrada abaixo de você, e ter óleo de garfo fresco suficiente faz uma enorme diferença na suavidade geral do passeio. Quanto mais você pedalar (tanto em distância quanto em tempo), mais você apreciará o óleo do garfo.


Ele também faz um importante trabalho de lubrificação de todas as partes móveis da moto fora do motor. Verifique o óleo do garfo regularmente. Trocar o óleo do garfo é um trabalho que você pode fazer sozinho com o equipamento certo, mas se não conseguir fazê-lo, certifique-se de que seu mecânico cuide disso para você.


Corrente


A corrente da sua moto precisa ficar bem lubrificada e ensinada para evitar mudanças bruscas de marcha e desgaste mecânico excessivo. As correntes normalmente duram 28.000 km ou mais com razoável, portanto, a substituição frequente não é necessária.


Verificar a tensão nunca é uma má ideia! Observe que, ao verificar a tensão da corrente, você precisa colocar um peso semelhante ao de um ciclista na moto. É a pressão que a corrente experimenta quando a moto está totalmente carregada que você precisa verificar.


Bateria


A maioria das baterias de motocicleta tem uma vida útil de cerca de dois anos. Mesmo que você faça tudo o que estiver ao seu alcance para cuidar da bateria, quando ela parar de funcionar, não há nada que você possa fazer.
Sempre consulte um mecânico profissional antes de substituir sua bateria. Não se esqueça de que sua bateria precisa ser recarregada regularmente para maximizar sua vida útil.


Isso é particularmente importante no inverno, quando você pode não andar de moto com frequência suficiente para recarregá-la. As baterias que são carregadas regularmente duram mais do que aquelas que podem ser totalmente descarregadas.


As velas de ignição também precisam de uma verificação regular, geralmente entre 10.000 km.


Atenção


Seguir os procedimentos de manutenção de bom senso e seguir todas as recomendações fornecidas pelo manual do proprietário ajudará bastante a maximizar sua condição, mesmo após muitos anos de uso intenso. Tente não tomar sua moto como garantida. Fique atento a isso e cuide-se!


Se a sensação do passeio mudar ou você começar a ouvir mudanças no som do motor, não ignore esses sinais. Isso anda de mãos dadas com a expansão do seu conhecimento geral sobre motocicletas e sua compreensão sobre sua própria moto em particular. Depois de ver os sinais de alerta de um problema em potencial, tome medidas ou leve-o a um mecânico imediatamente.

 

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