Dieta tem despertado interesse de pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e livre de...
887 visitantes online
Organização e flexibilidade são dois dos pontos mais importantes para quem quer poupar na hora das compras. Os alimentos de origem vegetal estão na base de nossa pirâmide alimentar. Isso significa que são essenciais para a nossa nutrição e, consequentemente, para a nossa saúde como um todo.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que ingerir duas porções de frutas e vegetais todos os dias prolonga nossa vida.
Isso, por si só, já seria motivo o suficiente para investirmos em uma alimentação rica em frutas e verduras. Mas outra vantagem que vale ser citada é o fato de que os vegetais, mesmo os orgânicos, na maioria das vezes, são bem mais baratos que alimentos processados e comidas prontas. E dá para economizar ainda mais!
Uma forma de deixar suas compras de vegetais ainda mais baratas é fazer compras on-line. A internet é uma ferramenta que te permite fazer pesquisas e comprar preços sem sair de casa, te ajudando a entender qual o melhor custo benefício da sua feira virtual. Sendo esta a nossa primeira dica, confira outras seis recomendações incríveis.
Em compras de supermercado, de maneira geral, uma dica para economizar é fazer uma lista antes de sair de casa. Com as frutas e verduras isso não é diferente. Entenda tudo que precisa, as quantidades necessárias e anote tudo em um pedaço do papel ou em seu celular.
Ter uma visão geral de todos os itens que deseja comprar vai te fazer entender, em média, quanto você vai gastar. A partir disso, é possível fazer os ajustes necessários, retirando o que não for prioridade e fazendo substituições.
Os vegetais da estação, também conhecidos como sazonais, são aqueles que estão maduros e prontos para o consumo em determinado momento do ano. Ou seja, ao longo dos meses, sua lista de compras vai ter variedade se você seguir essa dica da maneira correta.
No quesito economia, pelo princípio da oferta e procura, as frutas e verduras da época são mais baratas que aquelas que precisaram de um tratamento especial ou mesmo de serem cultivadas em outra região. Por esses motivos, são uma ótima escolha.
Feiras de bairro costumam ter preços mais baixos que mercados tradicionais e isso, por si só, já é uma grande vantagem. Além disso, o contato direto com o produtor possibilita boas trocas, desde pechinchas até dicas de preparo. Ainda, por concentrar vários comerciantes em um único espaço, você terá acesso a mais concorrência, podendo fazer a pesquisa de preço em um só lugar.
As últimas horas de uma feira são conhecidas como xepa, momento em que os feirantes querem vender o que restou e topam boas negociações. De maneira geral, os vegetais disponíveis no fim da feira são igualmente saudáveis aos do início. Valendo sempre, é claro, uma análise de sua qualidade.
O Brasil, infelizmente, é um dos campeões no desperdício de alimentos, tanto por supermercados quanto por residências. Esse hábito tem efeito direto no seu bolso, uma vez que deixar um alimento estragar, por mau armazenamento ou validade, significa uma nova compra de algo que você poderia ter consumido.
Por isso, evitar o desperdício vai te fazer economizar. Fazer compras semanais menores, congelar alimentos e se esforçar para preparar tudo que foi comprado vão te ajudar a colocar essa dica em prática.
Nossa última dica pode até parecer o oposto de sugerir que você faça uma lista de compras, mas a verdade é que elas são complementares.
Fazer uma lista de compras com tudo que precisa e suas quantidades é uma maneira bastante efetiva, como dissemos, de economizar porque evita que você faça decisões na hora além de te orientar melhor na pesquisa de preço.
...