Google+

Como criar uma marca digitalZoopCreative

Como desenvolver e gerenciar sua marca digital

A vida está se tornando muito mais complexa a cada dia que passa. No passado tínhamos apenas...

965 visitantes online

Cuidados necessários para ter com a mangueira do fogão

Esse eletrodoméstico é um dos mais importantes da casa e requer alguns cuidados básicos, especialmente sobre a mangueira que leva o gás. Confira quais são eles a seguir.

Todo mundo sabe que mobiliar uma casa não é das tarefas mais fáceis. Após encontrar um lugar para comprar ou alugar, é preciso buscar os melhores móveis e eletrodomésticos e ajustá-los em cada espaço da casa.

A cozinha é o cômodo que mais abriga eletrodomésticos, desde geladeira até fogão, liquidificador, forno micro-ondas, cafeteira, torradeira, coifa, grill, entre outros. Além de escolher bons aparelhos, é preciso estar atento à forma de utilizá-los, a fim de não danificá-los e prolongar o seu tempo de uso.

O fogão é um desses equipamentos bastante utilizados no dia-a-dia e que requer um cuidado maior, já que, sem ele, uma função básica (preparar as refeições) fica comprometida. Além de manter esse equipamento limpo, é preciso atenção sobre a mangueira. Confira a seguir o porquê e como fazer isso.

Prazo de validade

A mangueira do fogão é essencial para o bom funcionamento deste eletrodoméstico, já que ela é responsável por levar o gás vindo do cano, do botijão até o fogão ou forno.

Segundo o Corpo de Bombeiros, para que um fogão GLP funcione adequadamente, é preciso de uma mangueira de plástico PVC transparente com uma tarja amarela contendo o código “NBR 8613” gravado. Também é recomendado que essa mangueira tenha pelo menos 80 centímetros e máximo de 125 centímetros de comprimento.

A primeira informação importante é: você sabia que a mangueira do gás de cozinha tem prazo de validade? Os fabricantes apontam que esse prazo é de cinco anos em média. Por isso, assim que a mangueira atingir esse tempo de uso, é recomendado realizar uma vistoria no fogão com algum profissional qualificado e trocá-la. Se você não sabe localizar esse prazo de validade, ele está impresso em uma tarja amarela com o código de segurança NBR-8613.

Como instalar

Uma dúvida bastante comum na hora de instalar o fogão é: qual a melhor forma de instalar a mangueira? Existem algumas dicas simples para não errar. A primeira é não passar a mangueira por trás do fogão, pois o calor pode danificá-la e provocar vazamentos, o que põe todos os moradores da casa em risco.

Além disso, também é recomendado não rolar nem deitar o botijão de gás, mesmo quando ele estiver vazio, pois podem existir impurezas que podem entupir a mangueira, o que também pode causar vazamentos. Também é essencial verificar se a mangueira não está dobrada nem muito esticada, pois isso pode causar trincos em sua extensão e prejudicar o seu funcionamento.

Como trocar

Passados cinco anos de uso, é necessário trocar a mangueira. Para fazer isso, o primeiro passo é checar se o registro de gás está fechado, para evitar quaisquer vazamentos.

Em seguida, você deve tirar a mangueira antiga e inserir a nova no bico de entrada de gás do fogão. Para te ajudar a fazer isso de forma adequada, impedindo que essa conexão seja desfeita, é recomendado usar uma braçadeira. Para finalizar, você precisa encaixar a outra ponta da mangueira no regulador do GLP. Pronto: o fogão já está pronto para ser usado de novo, bastando abrir o registro de novo.

O fogão é, com o chuveiro, o eletrodoméstico mais usado em uma casa. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado para fazê-lo durar por mais tempo. Para isso, é preciso deixá-lo em locais arejados, evitando colocá-los em armários ou outros locais fechados.

Outro cuidado simples e importante é, toda vez que trocar o gás, esfregá-lo com uma bucha de cozinha com espuma para verificar se há vazamentos. Se houver, procure um profissional para te ajudar a solucionar isso. Se o problema for a mangueira, é necessário trocá-la imediatamente.

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X