Google+

O design responsivo estaria acabando com o mobile?ZoopCreative

design-responsivo-acabando-com-mobile

As pessoas tendem a mudar seu comportamento de acordo com o ambiente onde estão. O meio onde...

582 visitantes online

Porquinho-da-índia pode tomar banho?

Saiba quais são os cuidados necessários para seu amiguinho. Esta espécie de roedor é super-higiênica, mas exige atenção. O porquinho-da-índia é um animalzinho de estimação bem peculiar. Fofa e pequenina, essa espécie de roedor divide com os gatos a tendência de se limpar constantemente com a própria língua.

 


No entanto, se você é tutor de “primeira viagem”, podem surgir algumas dúvidas a respeito da higiene do bichinho. Afinal, o porquinho-da-índia pode tomar banho? A resposta é sim, mas com muito cuidado. No geral, o mais indicado é fazer higienização animal em pet shops, com profissionais especializados.

Isso não te impede de realizar a limpeza do seu pet em casa, se você achar melhor ou a grana estiver curta, desde que o procedimento seja feito com o máximo de cuidado possível.

Higiene do porquinho-da-índia

Essa espécie de roedor tem como uma de suas principais características o gosto pela higiene. Isso é percebido, por exemplo, por meio da escolha por um lugar separado na gaiola para fazer as necessidades fisiológicas, distante do cantinho onde ele se exercita, come e bebe água.

Assim como os bichanos, os porquinhos-da-índia se lambem como uma espécie de banho natural. Dessa forma, a necessidade de banhos convencionais, como os que a gente dá ou aqueles que são feitos no pet shop, são muito menores.

Para você ter uma ideia, a recomendação chega a ser de um ou dois banhos por mês, de acordo com o tamanho do pelo. Além do banho, algumas espécies precisam da escovação para remover o possível acúmulo de pelos, evitando os temíveis nós.

De uma forma geral, o banho feito em casa é recomendado para bichinhos que são acostumados com o procedimento desde filhotes. Se esse não é o caso do seu porquinho-da-índia, o mais indicado é ir a lugares especializados.

Falando em escovação, essa medida de higiene pode ser adotada pelos donos dos pets, sem contra-indicação. Faça isso com uma rasqueadeira, usando o pente para tirar as sujeirinhas e achar nós com mais facilidade — tudo isso com muita delicadeza e carinho para não machucar o animal.

Um cuidado que não pode ser negligenciado é a limpeza da glândula sebácea desse bichinho. Ela fica localizada na região traseira do animal e precisa ser limpa no banho para evitar acúmulo de secreções. Caso perceba qualquer alteração ali, leve-o para o veterinário.

Outra dica é manter o ambiente onde o seu porquinho-da-índia vive sempre limpo. Para tanto, lembre-se de trocar o substrato com frequência, principalmente, se ele estiver úmido, com mau cheiro ou aparentemente sujo. Comedouro e bebedouro precisam ser trocados diariamente.

Banho no pet shop

Geralmente, recomenda-se que o banho do porquinho-da-índia seja feito no pet shop porque lá você tem uma segurança maior de que seu animal será tratado com o devido cuidado.

Contudo, é preciso assegurar que o lugar faça esse tipo de serviço, já que nem todo pet shop tem serviço especializado para esses roedores. Aproveite para pedir para cortarem as unhas do seu porquinho-da-índia — elas precisam ser aparadas regularmente e exigem um cuidado especial na hora do corte.

Banho em casa

Quem opta por dar o banho em casa tem que ter o máximo de cuidado, já que esses bichinhos tendem a ser facilmente assustados. Use um recipiente, como uma bacia rasa, com água morna. Molhe-o aos poucos, sem deixar cair líquido nos olhos e nos ouvidos, usando shampoo específico para roedores.

Ensaboe o porquinho-da-índia com bastante cuidado e enxágue até retirar todo o produto. Seque bem com uma toalha e finalize, cuidadosamente, com o secador — dê preferência à potência mais baixa para não assustá-lo. Nos animais mais peludos, faça uma escovação antes do banho para ajudar a remover os nós.

Com todas essas dicas, fica muito mais fácil manter o seu porquinho-da-índia sempre higienizado e com mais qualidade de vida.


...

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X