Google+

Uma rede social que paga para você postar conteúdoZoopCreative

 Criar sites 

Que tal você receber uma parte da receita de publicidade da rede social da qual faz parte,...

227 visitantes online

7 prédios em São Paulo que têm uma arquitetura espetacular

A capital paulista conta com prédios importantes para a história do país; conheça 7 construções essenciais para quem gosta de arquitetura.

Já reparou em como as construções da capital paulista são fascinantes? A arquitetura é tão incrível que vale até uma viagem para São Paulo de ônibus!  Eles não só refletem o espírito cosmopolita da cidade, mas também momentos históricos e marcos culturais importantes.

Se você pretende conhecer um pouco mais sobre a arquitetura de São Paulo, conheça 7 prédios marcantes na história da cidade.

1. Cícero Prado

Inaugurado em 1954, o Condomínio Edifícios Albertina, Cícero Prado e Cecília (conhecido como Cícero Prado) localiza-se nos Campos Elíseos, região central de São Paulo. Foi projetado por Gregori Warchavchik, arquiteto ucraniano naturalizado brasileiro, considerado um dos principais nomes da primeira geração de modernistas do Brasil.

O Cícero Prado, no entanto, reflete muito mais o expressionismo alemão, arrojado para a época — e ainda muito moderno para os tempos atuais. Com três blocos, o edifício conta com apartamentos de 90 a 160 m² e dez elevadores.

2. Itália

Localizado entre as avenidas Ipiranga e São Luís, seu grande charme é o terraço: com um charmoso restaurante, o topo do Edifício Itália permite uma visão panorâmica da cidade ao som de música ao vivo!

Além disso, há o bar para quem deseja apenas uma bebida.

Quem estiver interessado apenas na impressionante vista, pode pagar R$35 por pessoa e subir. O programa não é barato, mas vale o preço.

3. Copan

Uma das mais emblemáticas construções da cidade, o famoso Edifício Copan foi inaugurado em 1966.
A ideia foi idealizada em 1952, concebida por Oscar Niemeyer com projeto estrutural de Joaquim Cardozo.

Porém, a obra só foi iniciada em 1957, com alterações e auxílio de Carlos Lemos.

As visitas ao edifício são gratuitas e devem ser agendadas apenas em dias úteis, das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30. Além disso, no heliponto há um evento periódico com monges budistas, aberto ao público mas limitado a 10 pessoas no local.

4. Martinelli

Primeiro arranha-céu de São Paulo, o Edifício Martinelli foi a segunda construção do tipo no Brasil e na América Latina, ultrapassando o Edifício Joseph Gire (RJ). Por ser um mirante, o Martinelli também tem um terraço no 26º andar, aberto a visitas agendadas.

A construção fica localizada no triângulo formado pela Rua São Bento, Avenida São João e Rua Líbero Badaró. Sua vista permite ver locais icônicos da cidade, como o Vale do Anhangabaú, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé.


Atualmente, abriga também lojas e órgãos públicos, como a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (Emurb) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP).

5. Galeria do Rock

Oficialmente Centro Comercial Grandes Galerias, a Galeria do Rock é uma das construções mais icônicas de São Paulo e parada obrigatória para turistas e visitantes.
Com mais de 450 pontos comerciais, a Galeria conta com lojas de artigos mais voltados a quem gosta de rock, hip hop e skate. Há também bares, salões de beleza e estúdios de tatuagem. Por isso mesmo, é berço de diversas subculturas urbanas.

6. Banespão

Construído entre 1939 e 1947, o Edifício Altino Arantes — ou prédio do Banespa/Banespão — é um dos maisaltos arranha-céus da arquitetura brasileira. Inspirado no art déco do Empire State Building (EUA), o Banespão tem 35 andares e 161 metros de altura.

Por isso, já foi considerado a maior construção de concreto armado do mundo. Em 2014, o edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).

7. Pinacoteca de São Paulo

Um dos mais importantes museus do Brasil, a Pinacoteca de São Paulo ocupa um prédio inaugurado em 1900, no Jardim da Luz. Projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para sediar o Liceu de Artes e Ofícios, a construção foi reformada em Paulo Mendes da Rocha em 1990.

Atualmente, é uma das instituições culturais mais dinâmicas do país, recebendo e interagindo com o circuito internacional de exposições.




Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X